O dia do Rei

O dia do Rei

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Especial salão do livro



Por volta das 19h uma fila começou a se formar no Salão Internacional do Livro, invadiu a feira e de repente estava já perto da rua. As pessoas estavam à espera do Tremendão. O mais interessante é que tinha gente de todas as idades. Tanto jovens, quanto os mais velhos compartilhavam do mesmo amor pelo ídolo da Jovem Guarda.

Foto: Mariana Serafini

Solícito, Erasmo Carlos resondeu à todas as perguntas da plateia

Um artista capaz de unir gerações, é assim que pode se classificar Erasmo Carlos. “De velho aqui já basta eu, gosto de estar em contato com os mais jovens porque assim eu aprendo”. Erasmo confessou que precisa saber falar sobre Bob Esponja com seu netinho e sobre os conflitos mundiais com seu filho. “Eu tenho que estar sempre antenado pra conversar com os mais jovens sobre tudo, estou aprendendo muito com essa coisa da internet”.

O livro Minha Fama de Mau é um apanhado de memórias, “eu não gosto dessa coisa de autobiografia, acho que isso é pra ficar inflando o ego, por isso fiz um relato das minhas memórias”, disse. Segundo Erasmo, ele teve alguns problemas com a editora que a princípio quis exigir uma autobiografia e ele se recusou a escrever.

Sem muita habilidade com computadores, o trabalho de pouco mais de dois anos foi escrito a mão. “Eu tentei usar minha máquina de escrever, mas não deu certo. Aí eu escrevi tudo a mão e uma vez por semana meu filho digitalizava pra mim”.

O sucesso do livro foi tamanho que a primeira edição já praticamente se esgotou das prateleiras. Este encontro em Foz do Iguaçu foi o primeiro de Erasmo Carlos para lançar Minha Fama de Mau na versão poket. “Eu sei que muitas cidades no Brasil sequer têm livraria, então essa versão poket deixa mais fácil o acesso ao livro, pode ser vendida até em bancas de jornal, mais pessoas vão poder conhecer essa história”.

Foto: Mariana Serafini
A fila para participar da palestra do Tremendão invadiu completamente o espaço da feira

Ele reclamou um pouco sobre a versão poket vir com as letras muito pequenas. “Todo mundo vai ter que pegar um óculos para ler as letrinhas, mas o importante é democratizar a leitura”. Seguindo esta linha de divulgar seu trabalho, Eramos vai lançar Minha Fama de Mau também na versão eletrônica, conhecida como e-book. “Acho interessante que as pessoas possam fazer o download, pago, claro”.

Internet - O Tremendão se rendeu à internet, gosta muito da tecnologia e acha que a rede foi uma grande aliada para a divulgação de seu trabalho. “Hoje eu participo muito da minha vida, eu respondo meus e-mails, estou em contato com as pessoas através das redes sociais, acho que a internet ajuda muito a divulgar meu trabalho que hoje é feito em gravadoras independentes”.
Criticou a questão dos jabás nas rádios populares. “Hoje em dia não se toca na rádio se não pagar jabá, as gravadoras independentes não têm dinheiro pra isso, a internet é fundamental para a divulgação do nosso trabalho”.

Aos 70 anos, Erasmo Carlos emana uma energia contagiante. Participou do último Rock in Rio, está se preparando para fazer o show no Rock in Rio Lisboa, tem sua agenda lotada. E faz questão de atender todo o público. Em Foz do Iguaçu autografou livro por livro e ainda posou para as fotografias com a maior simpatia.

Foto: Mariana Serafini
Conflito de gerações, apesar da pouca idade as crianças garantiram ser fãs, não só do Tremendão, mas de toda a Jovem Guarda

Cinema - O sucesso de Minha Fama de Mau não para pelas páginas impressas, o livro será adaptado para o cinema. O cineasta Lui Farias já mandou três scripts do filme para Erasmo. “Eu não sei como ele vai conseguir fazer isso, mas acredito que vai ficar bom, eu estou acompanhando o projeto”.

Ao final, Erasmo foi aplaudido em pé e tietado por fãs de todas as idades. Todos queriam abraçar o artista que apesar da fama, nem é tão mau assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário