O dia do Rei

O dia do Rei

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Roberta Miranda comemora 25 anos de carreira


Cantora se diz feliz em abrir o caminho para jovens estrelas da cena sertaneja. Aos 54 anos, aderiu ao Twitter para chegar mais perto de seus fãs.
Em latim, Roberta significa sábia. Ou seria sabiá? No caso desta Roberta, que na verdade se chama Maria Miranda, a segunda opção se encaixaria melhor: aos 54 anos, com sua voz potente, ela é uma das cantoras brasileiras que mais venderam disco no país. Foi justamente a canção Majestade, o sabiá, de sua autoria, que a fez estourar nas paradas de sucesso.

Destaque entre as pioneiras do sertanejo feminino, Roberta diz que a nova geração, que hoje arrasta multidões a casas de shows e exposições, não enfrentou os preconceitos que ela sofreu. “Sempre senti falta de mulheres no mundo sertanejo. Lutei muito por isso, sei que abri portas e fico muito feliz em ver as artistas de hoje, como Paula Fernandes e Maria Cecília, com altos cachês, agenda lotada e fazendo sucesso”, comemora Maria, que virou Roberta em homenagem à música do italiano Peppino di Capri.

A presença de mulheres na cena sertaneja vai se tornando corriqueira. Algumas das jovens estrelas atuais estavam nascendo quando Roberta Miranda começou a trilhar o caminho do palco. É o caso da mineira Paula Fernandes, de 27 anos, que garante: nunca sofreu discriminação pelo fato de não ser homem. “A grande dificuldade foi invadir o universo dominado pelas duplas”, garante.
“Acredito que estamos vivendo um momento de inovação do sertanejo. As mudanças estão deixando a música popular brasileira mais rica. Como eu, muitas mulheres estão totalmente embaladas por esse universo que fala de esperança e amor com tanta intensidade”, frisa Paula.

Assim como Roberta Miranda, a mineira começa a fazer sucesso no exterior, principalmente, em Portugal. Apesar de nunca ter apresentado shows fora do país, a gravadora Universal Music informa que o CD e o DVD da cantora de Sete Lagoas é o terceiro mais vendido em território português. Em breve, eles serão lançados na Espanha e na França.

BODAS DE PRATA Completando 25 anos de carreira em 2011, com um disco recém-lançado e projeto de gravar DVD para comemorar as bodas de prata, Roberta Miranda vive com o sorriso no rosto, como sugere a faixa que batiza seu último disco, Sorrir faz valer a pena. 

“Não adianta a gente ficar sofrendo por amor, pelas coisas da vida, até porque tudo um dia passa. Todos nós temos momentos difíceis, e por isso digo que o melhor é pôr o sorriso no rosto”, aconselha.

A artista paraibana é a terceira cantora brasileira que mais vendeu discos – perde apenas para Xuxa e Maria Bethânia. Mesmo com o fantasma da pirataria e da internet, ela consegue se sobressair no mercado fonográfico. “Em apenas quatro dias, meu último trabalho vendeu 8 mil cópias. E sem gravadora por trás, nenhum respaldo, divulgação. É um número expressivo”, ressalta.

Muito dessa performance se deve aos milhares de seguidores de Roberta no Twitter. Ela confessa: tinha “ojeriza” ao miniblog, mas hoje é usuária dedicada e assídua. “Não gostava muito de nada ligado à internet, mas acredito que o Twitter é ponte com o público. Gosto muito de interagir com as pessoas, elas me dão retorno. Esse último CD foi assim. Os fãs palpitaram, comentavam. Isso foi muito importante para o bom resultado em tão pouco tempo”, comenta.

Desde menina, quando ainda morava em João Pessoa (PB), onde nasceu, Roberta sonhava ser artista. Grande admiradora e amiga de Roberto Carlos, sempre faz questão de incluir uma canção do Rei em seus discos. Em Sorrir faz a vida valer, ela gravou Alô, parceria com Erasmo Carlos. “Tenho carinho, respeito e enorme admiração pelo Roberto. Sempre brincamos um com o outro. Fiz questão de participar do desfile em homenagem a ele lá na Beija-Flor, no carnaval carioca”, lembra.

Em turnê desde o começo do ano, a “Senhora Raiz” (o apelido vem de um de seus discos mais conhecidos) ainda está negociando a apresentação em Belo Horizonte. Certamente, a capital mineira não ficará de fora da agenda. “Estou com muitas saudades de Minas, tudo o que os mineiros fizeram e fazem por mim é inexplicável. Só tenho a agradecer. Em breve, vamos cantar aí”, promete.
 
Principais sucessos 
 
• Majestade, o sabiá
• Vá com Deus
• Sol da minha vida
• Eu te amo, te amo, te amo
• Esperança
• Rei dos reis 
• Pimenta malagueta 
fonte-portal uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário